Permita-se viver a vida com autoestima elevada

Jorge Monteiro e Drª Silvia Gomes Monteiro

Mas afinal, o que é exatamente esta tal de autoestima?

Basicamente podemos resumir autoestima como a capacidade do Ser Humano de estar feliz consigo mesmo, que pode valorizar seus atos e que acima de tudo confia em si mesmo.

Portrait of young woman caring of her skin standing near mirror in the bathroom.

Para que o indivíduo possa elevar sua autoestima é fundamental que ele se respeite, que entenda suas reais potencialidades e dificuldades, ou seja, que se conheça.

Ao se conhecer e conhecer os quesitos necessários para sua própria dignidade, tem uma maior capacidade de aceitar que é um Ser Humano, completamente incompleto e perfeitamente imperfeito, totalmente passível de erros.

Esta capacidade de se ver com suas próprias vulnerabilidades, traz uma maior leveza em suas auto exigências, maximiza seu poder em diminuir ou até eliminar o perfeccionismo que assola e entristece a pessoa humana.

Com a Hipnose Ericksoniana, podemos nos ver amorosamente, estabelecendo um contato com nossas partes mais profundas que talvez precisem ser vistas e acolhidas. Partes estas que talvez traduzam de forma mais clara aquilo que aprendemos como orgulho, brio, honra e mesmo a dignidade.

O contrário deste estado, ou baixa autoestima, faz com que percamos a capacidade de olhar gentilmente para nós mesmos e passemos a nos auto-flagelar, encontrando negatividade em tudo, desconsiderando possibilidades favoráveis por não confiar em si mesmo e aprendendo a viver uma vida de insatisfação.

Trabalhar isto, por meio de técnicas eficazes, tais como a Hipnoterapia Ericksoniana, faz com que o indivíduo tenha novamente a capacidade de ser generoso consigo mesmo e afaste os transtornos de ansiedade e depressão de suas vidas. Como é bom saber e perceber que existe um afastamento muito grande de nós mesmos e que, simplesmente, voltando a nos dar atenção plena e respeitosa possamos recuperar a autoestima. Não é mesmo?

Respeitar-se é o verdadeiro alicerce da autoestima. Você tem se respeitado?

Se sim, parabéns!!! Você deve ter uma vida bem ativa e feliz!

Se não, você ainda pode virar a chave! A vida é agora! Pratique um pouco diariamente e em curto espaço de tempo já terá recuperado sua autoestima, seu amor próprio. Faça movimento, faça diferente, porque fazendo tudo igual nada mudará!

Essas são algumas mudanças de atitude que já podem te ajudar nas transformações:

  • Ouça as afirmações inconscientes sobre si mesmo e corrija-as imediatamente (“que burro eu sou”, “eu jamais serei assim”, “quem nasceu para servente jamais será gerente”, “esse concurso não é para mim”, “sou muito preguiçoso”, “não consigo”, etc.).
  • Faça sempre afirmações positivas, mesmo que algo em você insista em pensar diferente (“como sou linda”, “vou passar naquele concurso”, “sou muito inteligente”, “eu posso”, etc.).
  • Valorize-se!
  • Somos seres únicos, incomparáveis, por isso olhe somente para você e para suas possibilidades.
  • Ame-se, mesmo que no início pareça egoísmo. Podemos extrair da Bíblia, ou mesmo do inconsciente coletivo, a seguinte frase: “amai-vos uns aos outros como a si mesmo”. Logo, nosso ensinamento foi e sempre será o de amar-se em primeiro lugar, pois se não nos amamos como vamos oferecer amor a outras pessoas?
  • Respeite seus limites e tenha metas exequíveis.
  • Conheça-se. Existem inúmeros profissionais que podem te ajudar neste autoconhecimento. Aceite e mude o que achar necessário.
  • Aceite seu merecimento. Existem pessoas que, mesmo tendo elementos claros de que receberam algo inimaginável, não recebem por acharem que é muito para eles.
  • Planeje sua rotina, tenha espaço para tudo ao longo do dia (trabalho, lazer, exercícios físicos, tempo só para você e para a família). A vida é agora e o tempo é implacável.
  • Relacione-se, pois somos Seres sociais, aprendemos muito por modelagem. Por isso, saiba com quem se relaciona. Existem estudos que afirmam que somos o produto das cinco pessoas com quem mais nos relacionamos.

Eu não sei, mas você saberá como aproveitar um pouco de cada linha deste artigo para escolher viver a vida com autoestima elevada. Usufrua do poder de sua mente!